Por que sua marca precisa de uma Assessoria de Imprensa?

Por que sua marca precisa de uma Assessoria de Imprensa?

Por que sua marca precisa de uma Assessoria de Imprensa?

Independente do tamanho da sua marca, primeiro precisamos entender como a assessoria de imprensa pode ajudar a impulsionar o seu negócio. É comum que empresas busquem esse tipo de assessoria somente em momentos de crise, para um gerenciamento de imagem e controle de danos sobre a opinião pública em relação à marca. É imprescindível de haja um cuidado e a utilização dessas ferramentas em um momento delicado da empresa, mas é importante ressaltar que se já houver uma cultura de valorização da comunicação, o gerenciamento e controle de danos em uma possível crise será ainda mais fácil.

Principais tarefas executadas na Assessoria de Imprensa:

  • Criação de um plano de comunicação
  • Desenvolvimento de uma relação de confiança com os veículos de comunicação;
  • Detecção do que é de interesse público e  como isso pode ser utilizado como material jornalístico;
  • Colaboração para a compreensão da sociedade do papel da organização;
  • Desenvolvimento de uma imagem comprometida com os seus públicos;
  • Criação de instrumentos que permitam mensurar os resultados das ações;
  • Criação de canais de comunicação internos e externos que divulguem as atividades e valores da organização;

O principal objetivo é construir e manter uma boa imagem e reputação da empresa junto a seus públicos,  intermediando assim as relações entre a organização e os veículos de comunicação. A Assessoria de Imprensa é peça-chave no sucesso de uma boa imagem e reputação. O Manual de Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fenarj (2007) esclarece que “um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade”.

Com a imagem de uma organização cada vez mais positiva, há também um grande aumentos na possibilidade daquela empresa atrair novos clientes e consequentemente manter e assim fidelizar os clientes antigos. É importante que o cliente seja reconhecido não só como consumidor, mas também como um gerador de conteúdo e influenciador, já que sua opinião influenciará – positiva ou negativamente – outros consumidores, tornando ainda mais evidente a importância da Assessoria de Imprensa no trabalho de comunicação.

Compartilhe nas Redes Sociais: